Carta aos professores

Caro(a) colega,

você deve se perguntar a razão de nós termos decidido escrever um blog que compartilhe possíveis abordagens didáticas sobre a obra O Pequeno Príncipe.
Nós temos, de fato, uma razão muito séria...
O nosso amigo piloto, narrador dessa belíssima história, foi censurado em sua infância por fazer desenhos incompreensíveis, tais como a jibóia fechada (que mais parecia um chapéu) e a jibóia aberta (simplesmente sem sentido e feia). 
Incompreensíveis para quem mesmo?
Nós acreditamos que as perspectivas do aluno, mesmo diante de todas impossibilidades das jibóias e dos chapéus, precisam ser respeitadas e repensadas na hora de tratar das disciplinas escolares.
A fase escolar pensada para esse projeto é o Ensino Fundamental I, onde as primeiras facetas das Ciências Humanas e da Natureza são apresentadas. De forma muito sutil, a obra de Antoine de Saint-Exupéry trata de como o conhecimento científico se prova útil em muitos momentos, mas dispensável em outros, quando a imaginação e o coração tem o espaço para falar.
É nesse sentido, de mostrar a ciência e o conhecimento como algo poético, livre, leve, tendo a curiosidade infantil representada na figura mais curiosa do livro, o Príncipe - que mesmo pequeno faz tantas descobertas e aprende tantas coisas de seu amigo piloto - que gostaríamos de sugerir algumas abordagens de temas em sala de aula.
Nossa intenção é compartilhar e trocar experiências sobre as abordagens possíveis em sala de aula quanto às disciplinas de Geografia, Ciências Naturais, História e Filosofia, não necessariamente nessa ordem, e não necessariamente em separado, porque a poesia de Saint-Exupéry consiste nisso, de dizer muito, em poucas palavras.
Aguardamos o retorno de vocês aqui no blog, e esperamos que gostem de aprender e ensinar mais sobre a vida, tão detalhada nesse clássico literário.

Abraços,

Amanda e Thamirys

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